Sinopse:
A Versátil apresenta MESTRES DO CINEMA: ANDREI TARKÓVSKI, caixa em luva reforçada com um disco Blu-ray de dupla camada (BD-50) que reúne os dois últimos longas-metragens do mestre russo Andrei Tarkóvski (1932-1986) a partir de versões recentemente restauradas: “Nostalgia” (1983) e “O Sacrifício” (1986), ambos premiados no Festival de Cannes. Acompanha um DVD com mais de quatro horas de vídeos extras, incluindo os magníficos documentários “Tempo de Viagem” (1983, 62 min.) e “Dirigido por Andrei Tarkóvski” (1988, 99 min.). Edição Limitada com 4 cards e 1 livreto com três ensaios críticos.
Poeta, diretor e roteirista. Andrei Arsenyevich Tarkóvski (1932-1986) é um dos mais importantes diretores da história do cinema. Mesmo com uma carreira um tanto curta (apenas sete longas-metragens), o legado do cineasta soviético para a Sétima Arte é imensurável. Refletindo sobre a existência humana, seja explorando a temática espiritual ou metafísica, Tarkóvski criava poesias visuais por meio de seu ritmo cadenciado e longos planos. Vencedor de 1 BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro (“O Sacrifício”) e de mais de outros 20 Prêmios, incluindo Grande Prêmio do Júri (“O Sacrifício” e “Solaris”), Melhor Direção (“Nostalgia”) e Prêmio do Júri Ecumênico (“Stalker”, “Nostalgia”, “O Sacrifício”) no Festival de Cannes, Tarkóvski é um dos cineastas “maiores que a vida”. Wim Wenders, na obra-prima “Asas do Desejo”, dedica seu filme a três anjos: Yasujiro (Ozu), François (Truffaut) e Andrei (Tarkóvski). Ingmar Bergman, um dos mais prestigiados cineastas da história, considerava Tarkóvski como um diretor do mais alto escalão, pensamento este compartilhado por admiradores do diretor russo, como Akira Kurosawa, Abbas Kiarostami, Krysztof Kieslowski, Theo Angelopoulos, Nuri Bilge Ceylan e dezenas de outros.
DISCO 1 – BLU-RAY DE DUPLA CAMADA (BD-50)
NOSTALGIA
(Nostalghia, 1983, 126 min.)
Com Oleg Yankosvskiy, Erland Josephson, Domiziana Giordano.
Poeta russo vai à Itália pesquisar sobre a vida e trabalho de um músico conterrâneo que se suicidou. Durante sua pesquisa, ele vive uma jornada espiritual. Assim como em “O Espelho” (1975), Tarkóvski utiliza-se de elementos autobiográficos neste belíssimo e existencial drama que marca seu primeiro filme como expatriado. Melhor Direção, Prêmio da Crítica Internacional e do Júri Ecumênico no Festival de Cannes.
O SACRIFÍCIO
(Offret, 1986, 146 min.)
Com Erland Josephson, Susan Fleetwood e Allan Edwall.
Família burguesa sueca celebra o aniversário do patriarca Alexander, escritor e ator aposentado. Porém, tudo muda com a notícia do início da Terceira Guerra Mundial. Com fotografia do genial Sven Nykvist (“Persona”), colaborador frequente de Ingmar Bergman, este filme-testamento de Tarkóvski serve como súmula de sua obra. Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes e BAFTA de Melhor Filme Internacional.
DISCO 2 – EXTRAS (DVD)
Documentário “Tempo de Viagem” (“Tempo di viaggio”, 1983, 62 min.), sobre a procura de locações para “Nostalgia” e Especiais sobre “Nostalgia” (32 min.); Documentário “Dirigido por Andrei Tarkóvski” (“Regi: Andrei Tarkovski”, 1988, 99 min.), de Michal Leszczylowski, e Especiais sobre “O Sacrifício” (60 min.).
eciais sobre “Os Incompreendidos” (66 min.), Média-metragem “Antoine e Colette” (Antoine et Colette, 1962, 30 min.), “A Noite Americana” (71 min.), “Jules e Jim” (82 min.), “Fahrenheit 451” (78 min.).
Especificações Técnicas:
Ano: 1983/1986
País de Produção: ITA/URSS/SUE
Tela: Widescreen Anamórfico (1.66:1)
Áudio: DTS-HD MA 2.0 (Sueco, Italiano e Russo)
Idioma: Sueco, Italiano e Russo
Legenda; Português
Duração: 271 Minutos Aproximadamente
Cor: Colorido
Região: A
Classificação: 16 Anos
Extras: Documentário “Tempo de Viagem” (“Tempo di viaggio”, 1983, 62 min.), sobre a procura de locações para “Nostalgia” e Especiais sobre “Nostalgia” (30 min.); Documentário “Dirigido por Andrei Tarkóvski” (“Regi: Andrei Tarkovski”, 1988, 99 min.), de Michal Leszczylowski, e Especiais sobre “O Sacrifício” (50 min.)