Descrição:
Edi Rock chegou ao segundo álbum solo em 2019, evocando as referências que influenciam sua arte. O nome não poderia ser mais apropriado: Origens; nem a capa — um acerto do artista plástico Alexandre Keto em parceria com o designer Javier Salazar — que apresenta os nomes de suas principais influências, de Zumbi e Dandara dos Palmares a Thaíde e DJ Hum, de Dona Ivone Lara a Marielle Franco, de Martin Luther King a Pelé.
Várias tribos, várias linguagens. Musicalmente, Origens apresenta Edi Rock assimilando diversos estilos ao rap, acompanhado de ilustres comparsas como Xande de Pilares (no samba “Corre Neguin”), Rael (no soul “Vi Brilhar”), MC Pedrinho (no funk “De Onde Eu Venho”), Alexandre Carlo (no pop AOR “Special XIX”), Simone Brown (no r&b “Sonhos em Construção”), Jan Session (no folk/blues “Upperhand”) e Lauana Prado, que traz um toque sertanejo a “Uq Cê Vai Fazer”.
Nos textos, multifacetados, Edi Rock segue sendo o cronista de diversos personagens e de si mesmo. Em “De Onde Eu Venho”, ele canta: “Sou fruto do engenho, fruto do campo / Anos e anos de estupro e espanco / Leito da dor, leito do pranto, de mil quinhentos, seiscentos e tanto / Vários milhões arrancados de lá, reis e guerreiros lançados no mar / Congo, Angola, Centro-Oeste, a África, o Brasil, Nordeste / Séculos de chibata, séculos de corrente, sou remanescente, afrodescendente / Povo sobrevive, entre aspas, livre / Hoje a guerra é outra, eu sei, sempre estive”.
No doc de Origens, em seu canal do YouTube, Edi Rock resumiu tudo e mandou a letra: “O rap é vida, né? O rap é a nossa vida, tá ligado? Sempre foi e sempre vai ser... A linha de frente da nossa vida. Eu tenho esse forte, que é a mensagem. Eu já entendi isso, meus ancestrais falaram pra mim... Mano, seu caminho é aqui, você é mensageiro, entendeu? Fechou. Então eu vou mandar a mensagem do meu jeito, é obvio, mas sempre pensando no positivo, na salvação, no encorajamento, tá ligado?”.
Esta edição Três Selos Rocinante é em disco de vinil marfim 180g, capa simples, poster, inclui encarte com letras e texto do jornalista e escritor Bento Araujo, autor da série de livros Lindo Sonho Delirante.
Faixas do LP:
Lado A:
01.Origens (Part. Esp. Hodari)
02.Seja Forte
03.Pense Bem (Part. Esp. Bivolt)
04.De Onde Eu Venho (Part. Esp. MC Pedrinho)
05.Fechamento (Part. Esp. Haikaiss)
06.Foda-Se (Part. Esp. Neew)
07.Uq Ce Vai Fazer (Part. Esp. Lauana Prado)
Lado B:
01.Sonhos Em Construcao (Part. Esp. Simone Brown)
02.Corre Neguin (Part. Esp. Xande De Pilares)
03.Vi Brilhar (Part. Esp. Rael)
04.Upperhand (Part. Esp. Jan Session)
05.Babylon (Part. Esp. Pyroman)
06.Special XIX (Part. Esp. Alexandre Carlo)
